Páginas

China possui computador que equivale a 175 mil notebooks

Tianhe-1A: "Tenho medo do que podem fazer com uma coisa dessas".
  
   O novo computador mais potente do mundo fica na China e foi construído pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa. De acordo com o Centro Nacional de Supercomputação, em Tianjin, essa supermáquina chamada de Tianhe-1A atingiu um nível de processamento de 2,507 petaflops, quantidade suficiente para fazer um quatrilhão de cálculos por segundo. Chegou ainda a atingir um pico de 4,7 pentaflops. Não é incrível?
   O custo para construir o brinquedinho beira a bagatela de US$ 88 milhões. Foram utilizadas nele sete mil unidades de processamento gráfico (GPU's) da fabricante de chips gráficos Nvidia. O Tianhe-1A usa 14 mil processadores centrais produzidos pela Intel e é 30% mais rápido que o segundo colocado no TOP500 computadores mais rápidos do planeta, superando o antes primeiro colocado, chamado de Cray Jaguar (Tenesse, EUA).
    O Tianhe-1A tem o reinado garantido pelo menos até 2012, pois a Fujitsu irá lançar o Fujitsu K, que pretende alcançar os 10 pentaflops.
    


0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Seu comentário é extremamente importante para eu avaliar minhas postagens e para torná-las cada vez mais interessantes. Participe leitor!

Por favor:
*Não utilize linguagem chula ou ofensiva;
*Não faça propaganda de site, blog ou marca;

Assine o feed do blog clicando aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...